Revelando a foto – Lillian Brandão e Helder Ribeiro

 
Lillian Brandão e Helder Ribeiro são juntos os Nerds Viajantes e mantém nesse blog uma coluna muito interessante chamada “Revelando a foto“. A série semanal (toda quinta-feira) do blog, tem como objetivo compartilhar dicas de fotografia e mostrar uma foto de viagem como exemplo prático.
Fotografia de silhueta
A fotografia de silhueta é um estilo bem interessante e que gostamos muito de fotografar. Há quem pense que seja muito difícil, mas vamos mostrar que não há nada de complicado. Esse tipo de foto é muito comum em momentos do amanhecer e do entardecer, mas ela pode ser feita em qualquer momento do dia, desde que haja iluminações diferentes entre o objeto fotografado e o plano de fundo. Antes de fotografar em modo manual, devemos sempre realizar a medição de luz do motivo a ser fotografado para escolher valores adequados para a abertura e a velocidade do disparador. Isto é, escolher valores que façam com que o valor do fotômetro seja igual a zero. O fotômetro é aquela régua que aparece no visor da câmera.

Para a fotografia de silhueta é necessário primeiramente identificar um cenário com fundo iluminado e escolher ou posicionar o motivo a ser feita a silhueta no plano menos iluminado. Em seguida, você realiza a medição de luz, considerando o ambiente mais iluminado. Após a medição, a câmera já estará configurada para fazer a foto, bastando fazer o foco no motivo fotografado e pronto! Se você fizer a medição da câmera considerando o ambiente menos iluminado e fizer a foto, você terá uma foto estourada. Isto é, o espaço mais iluminado ficaria completamente branco e você perderia todos os detalhes.

O legal da foto silhueta é escolher motivos que tenham contornos interessantes, por exemplo montanhas, construções diferentes. Se o motivo da foto de silhueta for uma pessoa, recomendamos posicionar o modelo de perfil para destacar os contornos do rosto.

Essa foto é de um pôr do sol no Grand Teton, um dos parques nacionais dos Estados Unidos. Escolhemos um ponto fotogênico para assistir o pôr do sol. Neste dia em especial o céu estava iluminado com cores bem diferentes. Resolvemos fazer uma foto silhueta para registrar esse belo momento. Fizemos o enquadramento posicionando o Mount Moran (a montanha) no centro da foto de forma que produzisse um reflexo simétrico. Escolhemos o valor de ISO mais baixo para não introduzir ruído a foto. Ao fazer a medição na parte iluminada, percebemo que seria necessário um tempo maior de exposição, no caso, 90 segundos. Não conseguiríamos ficar segurando a câmera por todo esse tempo sem tremer. Por isso, precisamos utilizar um tripé. Tudo configurado, fizemos o clique! Configurações: ● Data: 30/08/2012 ● Horário: 18:15 ● Distância focal: 40 mm ● Exposição: 90s ● Abertura: f/8 ● ISO: 100 Site: www.nerdsviajantes.com Facebook:www.facebook.com/nerdsviajantes Twitter: @NerdsViajantes Instagram: @NerdsViajantes

 

 

 
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

2 respostas para Revelando a foto – Lillian Brandão e Helder Ribeiro

  1. Claudia diz:

    Sou super fã da coluna de vcs! O prazer é todo meu de ter vcs na nossa revista. Bjs e mais sucesso!

  2. Ei Cláudia,

    Foi um prazer fazer parte da revista especial de fotografia. Agradeço o convite e a divulgação da série Revelando a Foto!

    Beijos,
    Lillian.