Fechada para manutenção – Mês que vem faço 40!

No verão, aqui na Alemanha,  as piscinas indoor geralmente fecham para manutenção. Mês que vem faço 40 anos e gostei muito da ideia de  me “fechar” por algumas semanas, para manutenção também.

Mês que vem faço 40. Há quem diga “nem parece” e há quem diga “40 já não é mais 20”. Para os primeiros digo com falsa modéstia: ah, você acha messssmo? Para os segundos digo: é verdade!

As revistas e a televisão sugerem que ter 40 anos hoje em dia, é como ter 20 há décadas atrás. Há, há! Será?

 

Fato é, que  eu pensava que fazer 40 anos fosse ser  mais espetacular, mais dramático, mais emocional. Hoje olhando pra trás, tenho certeza de que passei pela crise dos 40, aos 38 anos de idade. Um ano em que não tomei decisões importantes, típicas de quem passa por uma crise dessas:
  • comprar um porsche ou uma ferrari (não tinha o trocado mesmo para tanto, além de achar os carros feinhos e apertados);
  • pintar o cabelo de loiro (estava em crise e não louca!):
  • esticar as rugas (ruguinhas);
  • se divorciar, arrumar um amante (ou arrumar um amante e se divorciar?)
  • dar uma voltinha ao mundo (o que nos faz voltar ao primeiro ponto sobre os trocados em falta).
Nada disso aconteceu. O resultado dessa viagem interior, foi ter me conhecido melhor, ter me livrado de 10 quilos e ter entendido que a felicidade depende principalmente de mim mesma. Mas o melhor que me aconteceu nesse período foi ter criado o site e a revista Brasileiros mundo afora. Uma crise que não poderia ter trazido melhores frutos.
Mês que vem faço 40. E, mesmo já tendo passado e vencido a grande crise, vejo essa data, que pouco me comove ou mesmo me assusta, como uma oportunidade de me fazer uma perguntinha básica:
 
O que eu quero ser quando eu crescer? Leia-se, o que eu quero ser e fazer profissionalmente  depois dos 40?

Uma pergunta típica de quem é expatriado e precisa se reinventar… de novo! Uma pergunta que muitos de vocês se fazem ou se fizeram também. Não estou sozinha, eu sei. Isso me conforta. As histórias de sucesso que eu leio e escuto, me incentivam e me fazem acreditar que tudo é possível.

Há algum tempo atrás eu lí o livro da Bel Pesce “A Menina do Vale” e entre algumas verdades, lí o que eu afagou a minha alma:

“Idade é algo interessante. Carregamos esse número conosco e, junto com ele, vêm certas crenças. Alguns acham que, se você é jovem, é inexperiente e imaturo. E, se você é adulto, então já é muito tarde para se aventurar. Não acredite nessas generalizações. Na sua vida, você encontrará pessoas que tentarão usar vários argumentospara te desencorajar. Você tem que acreditar em si mesmo. Aos 24 anos, se eu tivesse dado ouvidos a essas pessoas, teria desistido de várias oportunidades maravilhosas. Se você realmente sonha em empreender, a sua idade não importa. O que importa é ser extremamente apaixonado por solucionar problemas e melhorar as vidas das pessoas, e estar disposto a trabalhar arduamente para fazer as coisas acontecerem. O que importa é entender que, às vezes, nem tudo sairá como você espera e estar sempre pronto para aprender e tentar novamente. Há empreendedores bem-sucedidos de todas as idades. (…) Idade é um mero detalhe.

Vou me desconectar por alguns dias e tentar descobrir o que eu quero ser quando crescer. Se eu voltar sem resposta não tem problema. Como diz Paulo Coelho “A viagem não foi para encontrar a resposta que estava faltando na minha vida, mas para voltar a ser rei do meu mundo.”
Desejo a todos férias de verão com muito calor, muita diversão e pouco estresse.

Quando eu voltar já tenho 40! Os novos 20! Será?

Beijos

Claudia

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

13 respostas para Fechada para manutenção – Mês que vem faço 40!

  1. Claudia diz:

    Oi Renata, qdo estiver pronta eu mostro haha! :o) Beijocas

  2. Claudia diz:

    Oi Marcella, obrigada pela visita! Sim, completei e estou me sentindo ótima :o) Tenho lido bastante sobre o assunto muito presente na mídia aqui. Afinal a Top-Model da nação Heidi Klum tb fez quarenta. Haha! Veja a comparação. Mas vamos que vamos. Achei o seu blog lindo! Se quiser contar dele e de vc aqui na Brasileiros sinta-se convidada! Bjs Claudia

  3. Olá, cheguei até aqui através do TOP FIVE do site Recanto das Mamães Blogueiras!

    Será que já completou seus tão esperados quarenta?! As crises passaram e viraram realidade ou ficaram para trás junto com o tédio da vida antes dos quarenta?!

    Adorei a forma feliz e saudável que apresentou esse marco na vida da mulher! Minha mãe sempre me disse que haviam duas datas marcantes da vida de uma mulher: trinta e quarenta anos! Parabéns pelo novo marco!

    Beijos, Má
    http://www.mamaedesalto.com

  4. Quero ver o post pós manutenção, rsrs.

  5. Claudia diz:

    Oi Cris, que legal!! Muito obrigada. Eu vou sim por lá conferir. Bjs do litoral alemao :o) Claudia

  6. Ola Cláudia meu nome é Cristina. Sou parte da Equipe do http://www.recantodasmamaesblogueiras.com/. Visitei seu blog e adorei o post. Estou indicando você para o TOP FIVe que vai ao ar no dia 30/06. Passe lá para conferir. Beijocas

  7. Erzenholz diz:

    verdade! Aproveite as férias e volte feliz e descançada com seus 40 que parecem 30! bjs

  8. Sissi diz:

    A idade é algo muito relevante.O importante é ter uma alma jovem e feliz, cheia de fé e sonhos, garra e desejos. Mas ainda sim somando todos as vivencias e as transformando em ensinamentos para toda a vida. Por isso é a vida, uma escola em que somos sempre a aluna, e a vida o professor.

  9. Claudia diz:

    Oi Kellen, obrigada por compartilhar a sua experiência. Te vendo com 42 de bem com a vida e bonitona já ajuda ;O)))))) Obrigada pela visita e pelas felicitações. Nos falamos na volta :o) Bjs Claudia

  10. Claudia diz:

    Querida Yaheli, sim é verdade. Nos questionamos muito mais fora do Brasil, acho que porque precisamos achar um rumo novo pra vida profissional. Se duvidar várias vezes. No meu caso, agora que sou mãe e as prioridades mudaram, é preciso rever o que é importante. Quanto quero trabalahr? Em que? è compatível com a família? E tantas outras perguntas… Mas vamos que vamos…

    Vc aidna tem alguns anos pela frente até chegar aos 40, mas prepare-se para os 38 ;O))))

    Obrigada por me visitar por aqui. Bjs

  11. Excelente post, adorei ler!!!

    Te entendo 100%, apesar de ainda faltar alguns anos para eu chegar aos 40, também me pergunto o que quero ser quando crescer. E também me pergunto quando é que eu vou crescer para ser o que vou querer ser (leia-se: quando vou considerar que atingi meus objetivos? Se é que eu tenho objetivos definidos. rsrs)

    Acho que quando a gente muda de país todos os nossos questionamentos adormecidos e aceitações tácitas da vida ficam para trás, deixam de nos pertencer. Pelo menos eu acho que cobramos e buscamos mais resultados da vida e na vida do que quando morávamos no Brasil.

    Enfim, te desejo um excelente aniversário e que você encontre suas respostas ou que ao menos entenda suas buscas.
    Um super beijo

  12. Oiii Cláudia, adorei o texto, vc está encarando os 40 com bom humor rsr e fechar p manutenção as vezes é necessário p dar uma oxigenada na vida real, eu sempre faço isso rsr, vou fazer 42 no final do ano e entendo bem a crise dos 40 aos 38, pois comigo tbém foi assim, a ficha começou a cair um pouco antes, e o desejo de mudança tbém, só não desejei o divórcio mas o resto, affff Feliz aniversário já adiantado! Bjooss