Nikolaustag na Alemanha – celebrando o dia de São Nicolau – por Karen Hägele

 “ Se a criançada toda aqui na Alemanha limpa as botas para receber os chocolates   de São Nicolau, não somos nós que vamos fazer diferente!”

 

Fotos: arquivo pessoal

 

Se tem uma coisa que eu adoro é o Natal. A lista do que eu gosto de fazer nessa época do ano é longa e nela há uma mistura de tradições e culturas sem fim. Enfeito o meu pinheiro natural (comum aqui na Alemanha), no início de dezembro, época  que iniciamos os preparativos natalinos no Brasil. Penduro meu calendário de Advento, tradição na Europa toda. Os presentes incluem ítens que vou comprando mundo afora durante o ano. As minhas estrelas e luminárias foram compradas na Suécia e não raro a trilha sonora do Natal aqui em casa inclui desde Jingle Bells até Rudolph, The Red-Nosed Reindeer.

 

O fato de nós comemorarmos o dia de São Nicolau aqui em casa mostra bem como uma mamãe internacional aproveita o que há de melhor nos dois mundos: o do seu país de origem e de onde vive.
E como as crianças participam?
O dia de São Nicolau é basicamente um dia para as crianças, quando elas costumam fazer atividades diferentes nas escolas. Em casa, os preparativos para este dia já começam no dia 5 de dezembro, que é o dia das crianças limparem as botas, que serão colocadas no parapeito da janela ou na porta de casa. Se as crianças se comportarem bem, o Nicolau enche os sapatinhos com doces e com presentes. Se não…
 
Karen Hägele é paranaense, de Maringá, e mora com a família há mais de 14 anos na Alemanha. No Brasil ela era professora, na Alemanha ela trabalha como country manager na firma MyHeritage. Ela também escreve sobre suas experiências na Alemanha no blog: multiplicado-por-dois

 

 Fique por dentro!

Você quer receber nossas atualizações? Assine nossa Newsletter e faça o download gratuito da nossa nova revista Brasileiros Mundo Afora. Não se preocupe: nós nunca vamos passar o seu e-mail para terceiros, nem vamos encher a sua caixa postal de propaganda. O nosso objetivo principal é compartilhar conteúdo excelente. Se você não gostar pode sair a hora que quiser. Mais Informações aqui: NEWSLETTER
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.