Bailarinos Brasileiros na Alemanha – por Cristina Francisco

Brasileiros na Alemanha - Balé
Foto: Cristina Francisco

Conspiração cósmica
Hamburg Ballett  e Brasileiros Mundo Afora

Tudo começou na passagem do ano 2011, quando, depois de abrir o tarô para saber como seria o novo ano, me pus a fazer a lista de resoluções, desejos e coisas que deveriam acontecer. Inspirada pela carta central do jogo, a bailarina da carta do mundo, escrevi que eu iria pelo menos quatro vezes ao balé naquele ano, mesmo que sozinha. Gosto muito de balé e me sentia frustrada por nunca conseguir marcar com alguém que me acompanhasse. Sem falar na antecedência necessária para se comprar ingressos. Quem é que sabe com certeza o que vai fazer daqui a seis meses?

E o universo deve realmente conspirar, quando formulamos claramente os nossos desejos. Logo no início do ano, a bailarina Mariana Zanotto Men apresentou-se na comunidade digital de brasileiros em Hamburgo, na Alemanha. Ela, como solista da companhia de balé Hamburg Ballett, de John Neumeier, poderia conseguir ingressos com desconto para aqueles que se interessassem e quisessem assistir aos espetáculos nos quais ela se apresentava. E imaginem quem quis!

Morte em Veneza foi o primeiro de uma série de balés maravilhosos e o início de uma amizade muito especial. Através dela conheci os demais brasileiros do Hamburg Ballett: Thiago Bordin, Leslie Heylmann e Winnie Dias. Também o bailarino e fotógrafo suíço-italiano Silvano Ballone. Impossível citar todos os papéis em que os vi e me encantei. Não tem como não sentir orgulho do talento e da dedicação dos bailarinos a essa arte, que exige muitas horas de aulas, ensaios e uma agenda cheia de apresentações e turnês mundo afora.

Bailarinos e Claudia Bömmels reunidos em Hamburg.

Conspiração cósmica também em 2013, quando conheci Claudia Bömmels e seu projeto Brasileiros Mundo Afora. Conversando pela internet, tivemos a ideia de perguntar a Silvano Ballone e aos bailarinos se eles tinham interesse em fazer uma edição sobre o balé brasileiro na Alemanha. Silvano é um grande amigo do quarteto brasileiro e tem um estilo singular de captar imagens de forma sensível e encantadora. Poucas semanas depois, iniciamos o projeto com muito entusiasmo, mesmo sem que todos se conhecessem pessoalmente. Para a Brasileiros Mundo Afora, Silvano fotografou seus amigos em um dia de treino e documentou momentos especiais neste ensaio exclusivo.

Contamos também com a colaboração de Marie-Luise de Kunowski, uma grande fã do balé.

E aqui está o resultado do nosso trabalho: uma edição muito especial feita por pessoas que vivem em diferentes pontos do mundo e que descobriram o prazer de realizar este projeto em comum. Esta é a essência da Brasileiros Mundo Afora.

A revista está disponível em duas versões gratuitas:

Leitura online –  para quem tem uma boa conexão de internet e quer ler online no tablet ou celular Android ou no PC. Especial Bailarinos brasileiros encantam a Alemanha – online

Versão PDF – ideal para quem quer ler offline no tablet ou celular Android ou no PC. PAra fazer o download, basta assinar a nossa Newsletter. Siga o link e não esqueça de confirmar o seu email: Newsletter.

Sobre a autora

Cristina Francisco mora há mais de 20 anos fora do Brasil. Formada em Biologia, atualmente ela não exerce a profissão na Alemanha, país onde vive. Ela é especializada nos cuidados de crianças pequenas, fotógrafa nas horas vagas  e escreve para a Brasileiros Mundo Afora sobre projetos culturais que acontecem no país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.