Esse post faz parte da Blogagem Coletiva de blogs amigos, listados no final do post. O #veraoeuropeu pode vir, porque você vai estar por dentro! Hoje queremos falar do Gendarmenmarkt, um dos meus lugares preferidos em Berlim.

DSC04158

Gendarmenmarkt é uma praça tradicional com lindas igrejas, mas é também um dos lugares mais modernos e versáteis de Berlim. A praça é considerada pelos locais como um dos lugares mais belos da cidade. E é mesmo um lugar muito especial. Somente não indico visitá-lo a noite, quando não há eventos por lá, por ser mal iluminado.

No centro do Gendarmenmarkt  encontra-se um prédio que já teve muitos nomes: oficalmente chama-se Konzerthaus Berlin, mas é também conhecido como Schauspielhaus, Schauspielhaus Berlin e é onde acontecem diversos concertos clássicos. Em cada lado da praça encontram-se duas igrejas praticamente idênticas: uma catedral francesa (Französischer Dom) e uma catedral alemã (Deutscher Dom). A catedral francesa foi construída para os refugiados franceses protestantes entre os anos de 1701 e 1705. As duas igrejas chamam-se „Dom“ (em alemão catedral), palavra que provém do francês dôme, que significa cúpula. As igrejas portanto não são catedrais com uma diocese, apesar de assim se chamarem.

DSC04165 DSC02281

Como disse anteriormente o Gendarmenmarkt é um local onde acontecem diversos eventos durante todo o ano. No verão o imperdível Festival de Música – Classic Open Air Festival . No outono, o Festival das Luzes – Festival of Lights e no inverno o mercado de natal mais lindo da cidade.

Desde 1992, a praça Gendarmenmarkt transforma-se em um cenário espetacular, no verão, para o Classic Open Air Festival – uma série de shows que atrai multidões de todo o mundo. Desde a sua criação, o festival atraiu cerca de 640 mil pessoas para 112 shows, com uma variedade musical que vai desde a ópera, opereta e musicais, clássicos do pop, soul, swing e jazz. Um evento imperdível em um lugar simplesmente fantástico!

SAM_9152 SAM_9145 SAM_9142 SAM_9130 SAM_9129SAM_9117

Mais informações sobre o Classic Open Air Festival em inglês: www.classicopenair.de/en

Deixando algumas dicas para depois do verão

O Festival de Luzes é um espetáculo à parte. A cidade convida para se passear a pé e a presenciar os principais monumentos da cidade iluminados de forma criativa. Acontece sempre em outubro. Mais informações aqui:festival-of-lights.de

SAM_0066 SAM_0064 SAM_0058 SAM_0076

Berlim possui os mais variados mercados de Natal. Um dos mais belos é o do Gendarmenmarkt. Vista-se bem, prove um vinho quente e deixe-se inspirar pela atmosfera única dos mercados de Natal. Mais informações aqui: www.gendarmenmarktberlin.de

DSC05063

Endereço: Gendarmenmarkt – Mitte, 10117 Berlim

map

contribuidores do © OpenStreetMap

SAM_9127

Esta é uma blogagem coletiva sobre o Verão Europeu. Visite também os demais blogs que participam: