Nos bastidores do III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim

Texto: Claudia Bömmels  |  Fotos: Claudia Bömmels, Pacelli Luckwu & Felipe Minnicelli

III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim

A expectativa da chegada do dia 12 de novembro era enorme. Enfim, iríamos colocar em prática tudo o que planejamos durante meses! O III Econtro Europeu de Blogueiros Brasileiros foi sem dúvida um sucesso para nós três: eu, Nicole e Pacelli estamos muito felizes com o resultado. Mas o que aconteceu nos bastidores do encontro?

Encontro de Blogueiros no PortoHá um ano estávamos no Porto para a segunda edição do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, o EEBB. Já vínhamos empolgados de Barcelona, quando Cristina Rosa idealizou e organizou o primeiro encontro em 2014. Me lembro como se fosse ontem, quando Rita Branco, que organizou o evento no Porto, passou a palavra para Nicole e Pacelli, que fizeram o convite oficial para o EEBB 2016, em Berlim. Nós já tínhamos combinado, que faríamos os três, mas na hora fiquei meio em pé, meio sentada, meio no público, meio no palco. Sinceramente? Eu odeio os holofotes e passo longe dos palcos. Será que poderia trabalhar sem aparecer? Por favor? 😉 Uma esperança que logo, logo foi por terra.

Quem participou do encontro aqui em Berlim, sabe que eu tive que subir no palco, por motivos de força maior, já que Nicole perdeu literalmente sua voz, várias e várias vezes. E cada vez que subia, um pouco mais eu crescia. Interessante isso… organizar o encontro foi, pessoalmente falando, uma experiência transformadora em vários aspectos. Hoje sou outra pessoa e isso se deve aos vários desafios que enfrentamos durante quase um ano inteiro, juntos ou cada um por si, mas principalmente por ter trabalhado com Nicole e Pacelli. Obrigada por terem me escolhido. É capaz de terem que me arrastar para fora do palco agora… culpa de vocês!

III EEBB Berlim 2016

Um começo de mãos vazias
Primeiramente iniciamos o planejamento do encontro com muita vontade, mas com nada concreto em mãos. As nossas  expectativas e as de muitos blogueiros, que haviam sido recebidos da melhor forma pela cidade do Porto, no ano anterior, eram altas. O primeiro contato com a visitBerlin foi durante a feira anual de turismo, a ITB. Com a ajuda da blogueira austríaca (e amiga) Elena Paschinger, Nicole estabeleceu o primeiro contato com eles. Após diversos mails, fomos convidadas para um almoço empolgado, quando a visitBerlin nos assegurou os bilhetes para o transporte público WelcomeCard e também prometeu fazer a ponte com algum local, onde pudéssemos fazer o encontro. O resto seria por nossa conta. E assim foi. Semanas depois, saimos de uma reunião na Microsoft eufóricas, quando nos deram certeza, de que poderíamos fazer lá, pois estávamos até cogitando (pelo menos eu rsrsrs), caso tudo desse errado, em fazer o encontro em um salãozinho paroquial ali da esquina. Ufa!

III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim

Com isso resolvido, escrevi para mais de 40 hoteis, dos quais alguns responderam. O nosso parceiro preferido sempre foi o hotel Scandic Berlin Potsdamerplatz, justamente por já ter experiência e gostar de trabalhar com blogueiros. Steffen Seichter, diretor de e-commerce, esteve desde o início aberto ao encontro. Os nomes visitBerlin e Microsoft certamente abriram portas, assim como o nosso mídia kit em alemão. Queríamos escrever e negociar na língua deles. A mensagem era clara: juntos somos muito fortes!

midiakit

Construindo relações duradouras
Foram inúmeros e-mails e algumas reuniões até acertarmos tudo. Nesse meio tempo nos concentramos em deixar os (futuros) parceiros satisfeitos. Queríamos construir relações que perdurassem o encontro. Nicole e Pacelli visitaram a The Digital Eatery da Microsoft  e escreveram sobre eles. Depois visitaram o The Circus Hostel , que se empolgou desde o início em trabalhar conosco, também para fazer um post.

III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim

Christoph Seitz com Pacelli e Nicole na The Digial Eatery – Microsoft

The Circus Hostel Berlin

Foto: Pacelli Luckwu

Eu visitei o bar do Scandic e escrevi sobre eles. Visitei outra filial, que tinha acabado de ser pintada em estilo street art, sempre mostrando o nosso interesse em trabalhar com eles a logo prazo. Combinamos nesse dia, qual anúncio sairia na próxima revista Brasileiros Mundo Afora, que entrevistas iríamos publicar no blog, assim como, quais atividades ainda gostaríamos de fazer em conjunto ano que vem.

Scandic Berlin Potsdamerplatz Bar

Scandic Art stays here

Kai Philipp e Steffen Seichter do time e-commerce do Scandic Hotel

A Agenda Berlin já era afiliada da GetYourGuide e assim fizemos o contato com eles. Queríamos um patrocinador para o nosso almoço de sábado, mas que oferecesse uma apresentação interessante. Foi uma decisão acertada.

Nesse meio tempo tínhamos recebido respostas positivas dos nossos palestrantes e estávamos felizes com a nossa seleção:

Ducs Amsterdam

Daniel Duclos, do Ducs Amsterdam (profissionalização do blog)

Erick Weickert -SEO

Erick Weicker (SEO), do blog Euro Dicas

Cultuga em Berlim

Priscila e Rafael (produção de conteúdo), do Cultuga

Como fechar parcerias

Juliana Guimarães do projeto Calor nos Alpes Rita Branco, do projeto em parceria com Elena Paschinger Duas Bloggers, um Caminho

Além disso queríamos testar um novo formato: uma rodada de discussões sobre redes sociais. As convidadas foram Isa Discacciati, que escreve o Itália per Amore , Camilian Siqueira, do blog  Destino Munique, Letícia Diethelm, do blog Viva Viena,  Suzana Paquete,  que escreve o That Good Trip e Gisele Almeida, do Viajar Pela Europa. Como moderadora da discussão tivemos o prazer de ter  Rode Veiga-Pfeifer, professora e autora do blog bilíngue Entre Duas Culturas.

III EEBB 2016 Berlim

Um blocão estava resolvido! Foi um período intenso e trabalhoso, principalmente por causa das infinitas férias escolares, que nos atrapalharam em vários momentos.  Além disso temos nosso trabalho, outros projetos paralelos, família e filhos. Mesmo com o tempo apertado e muitas incertezas ao longo do caminho, nunca perdemos a paciência uns com os outros e tenho orgulho disso. Fato é, que as coisas foram dando certo e não pararam de dar certo até o final 🙂

O que falta ainda?
Nicole não se conformou com os poucos brindes e escreveu para Deus e o mundo sobre o nosso encontro. Recebemos poucas respostas de volta, mas as certas. A Ampelmann, Frau Tonis Parfum,  Noir Berlin e  Ritter Sport estavam interessados em participar do nosso evento. Achávamos, que a Ampelmann, por exemplo, iria nos dar um cartão-postal, mas não! 60 sacolas lindas e várias coisinhas. Pensávamos que a Ritter Sport mandaria seus mini chocolates, mas não! Mandaram os grandões mesmo. Recebemos amostras e coupons de desconto da perfumaria berlinense Frau Tonis Parfum e outros mimos da Noir Berlin, entre eles, posters para sorteio, cartões-postais e um passeio de Trabi na segunda-feira. O Spa Holmes Place ofereceu 20 minutos de massagem e 1h de spa para todos os participantes. Faltavam os blocos e as canetas! Os blocos consegui com a minha gráfica Laserline e as canetas em uma lojinha aqui do bairro.

Brindes III EEBB 2016

Pronto! Agora os crachás. Uff! Fiz um prototipo e … „e aí Nicole, o que acha?“ (achei Viajoteca um bom nome para testar rsrsrs). Uma mensagem entre mil que nos mandamos por dia, durante todo esse ano de preparo. „Aprovado!“ Mandei imprimir.

Bastidores III EEBB 2016

Enquanto Nicole e Pacelli terminavam de dar os últimos retoques administrativos, como o famoso resumão (que deu um trabalho enorme), mandar vouchers, estruturar os passeioe e a programação extra, eu cuidava de problemas com as reservas, definição de menu, pagamento  de contas e de acertar os últimos detalhes com o hotel.

Nos bastidores do III Encontro Europeu de Blogueiros

Um dia antes do encontro, buscamos os muitos brindes nas respectivas lojas e eu cuidei das sacolas. Parece pouca coisa né? Mas é pouca coisa vezes 60!  Entrei a madrugada empacotando coisas… e feliz da vida!

Antes da Viagem O que fazer em Berlim Comer e beber Compras e Lojas Arredores de Berlim História e Cultura Vida na Alemanha Acontecendo por aqui Outros destinos Sobre nós Subscribe Search

Na sexta-feira, antes de tudo, fiz o check-in no Scandic, deixei tudo em ordem na recepção para os palestrantes e informei de que mais tarde iriam chegar quatro malas com“bagulho“ para o dia seguinte. Prontinho. Dar uma checada no quarto, banho rápido e vamos para o próximo ponto de encontro.

1111_1113_iiieebb201616

Dando o ponta pé inicial
Então nos encontramos na microcervejaria do The Circus Hostel… pronto, o encontro começou. Abraços, sorrisos, fotos. Que alegria ver todo mundo! Como assim já se passou um ano desde que nos vimos pela última vez? Eu ainda não conhecia o local, mas gostei de cara. Descomplicado e muito Berlim. Ele fecharam o bar durante uma hora somente para nós, nos oferecendo vouchers para algumas bebidas e brindes para sorteio.

circus

O grande dia
No dia seguinte, nos encontramos cedinho na Microsoft para testar se tudo estava funcionando corretamente, se o técnico (muito simpático Fabian) estava presente,  falar com o pessoal do catering e arrumar tudo para a chegada dos nossos queridos amigos blogueiros.

bastidores_iiieebb

Nesse sábado ouvimos palestras sobre profissionalização de blog, SEO, produção de conteúdo, parcerias e discutimos sobre as diversas redes sociais. Já desde o início estava claro que a visitBerlin teria um espaço no encontro; nos surpreendeu a apresentação bem humorada de Christian Tänzler, o diretor de imprensa da empresa.

visitBerlin

De “fora” veio a GetYourGuide, que nos ofereceu o almoço e em contra partida, Denisa, gerente de projetos, apresentou a empresa de forma simpática e informativa.

getyourguide

©Felipe Minnicelli

O dia correu muito bem, e apesar de termos que mudar aqui e ali nosso programa, conseguimos manter nossos horários e assim encerrar pontualmente. Essa era uma grande preocupação nossa, pois o hotel nos aguardava pontualmente para o jantar. Enquanto todo mundo devagar se movimentava para sair, acompanhados de Nicole e Pacelli, eu já tinha juntado tudo nas malas e ido de taxi para o hotel.

III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

No Scandic, fui recebida por Kai Philipp, Channel Marketing Manager do Scandic… e logo os blogueiros chegaram. Que alegria ver todo mundo ali! Fizemos uma foto juntos, clique do nosso fotógrafo oficial Felipe Minnicelli, e fomos recebidos com toda a pompa pelo hotel.

scandic-berlinO jantar foi oferecido em um salão lindo, a comida estava fabulosa. Ainda fizemos um sorteio de presentes trazidos por blogueiros e a noite terminou oficialmente por volta de 22:30 horas. No outro dia iríamos ver Berlim de cima. Um convite do Panoramappunkt  e do Scandic Berlin Portsdamerplatz. Um belo encerramento oficial para o nosso encontro.

scandic-berlin-2

grupo-meninas

@vivatoscana.com.br

Depois do jantar, ouvi dizer (e existem fotos como provas rsrsrs), que as comemorações ainda duraram nos corredores do hotel, no bar e na balada. Mas Nicole, Pacelli e eu preferimos nos encontrar no meu quarto, para fazermos um balanço de tudo. Estávamos felizes, agora nada mais poderia dar errado.

iiieebb

©Felipe Minnicelli

Uma das frases que eu muito ouvi nesse final de semana, foi o quanto o encontro estava sendo legal e isso me encheu de alegria! Também ouvi muito se tínhamos nos arrependido e se estávamos exaustos. Nós de fato adoramos organizar esse encontro, espero que tenha dado para perceber 🙂

paris

Desejo um ano de muito aprendizado e sucesso às queridas Martinha Andersen, do blog Viajoteca e Renata Rocha Inforzato do blog Direto de Paris. Elas são as organizadoras do próximo EEBB, em Paris.

Agradeço a todos que vieram participar e prestigiar esse evento. Também a quem nos ajudou de alguma forma, com atos, boas ideias, energia positiva, crítica construtiva, compreensão, apoio e amizade.  Isso significa muito para nós. Um obrigado especial a Ralf Bömmels, sem ele muita coisa não teria sido possível. Motorista, babysitter, carregador de malas, tradutor, editor. Todos esses papeis exercidos sempre com um incrível bom humor. Danke!

Agradecimento especial aos patrocinadores do III EEBB: Scandic Berlin Potsdamer Platz | visitBerlin | Microsoft Berlin | GetYourGuide

E a todos os blogs participantes do III EEBBAgenda Berlim | Almost Locals | Ana de Amsterdam! | Aqueles que viajam  | As viagens da Re | Backpackingalone | Barcelona emociona | Blog Brazuka | Brasileiros Mundo Afora | blmp Madrid  |  Catalogo de viagens | Claudias Welt | Conexão BerlimCultuga | De Café por Barcelona | Destino Munique | Direto de Paris | Ducs Amsterdam | Em Roma | Entre duas culturas | Eu Ando Pelo Mundo | Euro Dicas | femmevolatil | Grossa, eu?! | Guia de Roma | Italia per AmoreKá.entre.nós | Ligado em Viagem | Londres com crianças | Londres Pra Você | Manaria Araujo | Maria De Lux | Me Joguei no Mundo | Milão nas mãos | No mundo da Paula | o Porto encanta | Praga Boemia | Rumo a LisboaRumo a Madrid | Sete Mil Km | Sol de Barcelona | SOSViagem | That Good Trip | Trend Tips | Trupe da Trip | Turista Fulltime | Um casal na Alemanha | Viagem Hamburgo | Viagem Jovem | Viajando por Aí | Viajar pela Europa | Viajoteca | Viva Toscana | Viva Viena | Vou para a Alemanha

Curtiu as fotos? O Felipe Minnicelli oferece sessões fotográficas em Berlim. Entre em contato:  [email protected].

*******************

P.S.: em breve posts sobre as programações especiais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

6 respostas para Nos bastidores do III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim

  1. Pingback:IIIEEBB em Berlim - Catálogo de viagens

  2. Chorei rindo de emoção com esse relato Claudia! Faltou mencionar os chatos de galocha (tipo eu :P) que ficaram mandando pra vc e Nicole milhares de perguntas, rsrs. Mas foi tudo tão lindo, tanto quanto frio. Obrigada!

  3. Adorei! Vivi um poquinho de cada coisa com o seu relato, mas, foi importante também ter essa visão do “por trás dos bastidores”. Parabéns.

  4. Foi um sucesso!! Adorei saber os bastidores!!! Nossa, os bastidores são igual para um evento de 18 como para um de 60 participantes. Me lembrei agora de quando organizei em Barcelona. Dá trabalho, mas é tão bommmmm! Parabéns Nicole, Pacelli e Claudia!

  5. Fico super feliz que vc gostou!!! Tivemos tão pouco tempo, mas vamos mudar isso da próxima vez! Também adorei te conhecer pessoalmente. Beijo grande Camilian :), Claudia

  6. Camilian diz:

    Ahhh foi muito bom!!!!
    Estamos trabalhando intensivamente tudo que aprendemos neste encontro por aqui agora 🙂
    Adorei te conhecer pessoalmente, voce é muito querida!
    Bjs !!!!