Entrevista: Claudia Bömmels | Foto acima: Ana Paula Schuller

O ciclismo utilitário é o tipo de ciclismo mais comum em todo o mundo, quando a bicicleta é utilizada principalmente como meio de transporte. Estima-se que a cidade chinesa de Pequim, por exemplo, tem mais de quatro milhões de bicicletas em uso. O ciclismo é um esporte praticado nos quatro cantos do mundo e é também grande paixão de muitas pessoas. É comum, em países europeus, o carro ser deixado de lado, dando a vez para as magrelas. Pedalar é um verdadeiro estilo de vida: pedala-se para ir ao trabalho, às compras, às baladas. Blogueiras de viagem e ciclistas falam sobre suas bikes, e como elas fazem parte do seu dia a dia na Alemanha, Holanda, Espanha, Itália e Suíça. Neste post, Cristina Rosa fala sobre pedalar em Barcelona.

Pedalando em Barcelona
Pedalando em Barcelona

Cristina Souza da Rosa é natural de Porto Alegre, formada em História no Brasil, com doutorado em História. Ela também é pesquisadora de cinema no Centro Film-História da Universidade de Barcelona. Cristina define-se como gaúcha de nascimento, catarinense de criação, carioca de coração e barcelonesa por opção. Ela mora desde 2009 na Espanha com o marido e trabalha como guia de turismo em Barcelona. De lá es
creve no blog Sol de Barcelona.

“A bicicleta para mim é muito mais que um meio de transporte. Desde que moro em Barcelona, ela se tornou uma companheira de passeios, trabalho e ócio. Vou com a minha magrela para todos os lados da cidade, faça sol, chuva, frio ou calor. A bicicleta me proporciona uma grande liberdade de movimento, me permitindo ir a todos os lugares sem me preocupar com a hora em que os meios de transporte terminam. Andar de bicicleta em Barcelona não é difícil, existe uma boa infraestrutura de ciclovias, e a cidade é bem plana. O importante é respeitar as regras de trânsito, não pedalar nas calçadas e respeitar os pedestres. Usar o equipamento adequado também ajuda muito na hora de pedalar. Casacos à prova de vento e luvas quentinhas são ideais para o inverno. A bicicleta também é minha companheira de trabalho. Eu sou guia de turismo e ofereço tours por Barcelona de bicicleta para brasileiros. Um passeio divertido e relaxado, que permite aos turistas conhecerem Barcelona de uma forma diferente. Para muitos, andar de bicicleta em uma viagem é uma novidade, no entanto, no final do passeio, todos estão encantados. Muitos voltam ao Brasil com a vontade de pedalar mais vezes e descobrir o mundo em cima de uma magrela. Isso para mim é uma alegria, porque planto a semente do ciclismo nas pessoas. Lembre-se: para andar de bicicleta, não precisa ser atleta, só precisa gostar.”

Acompanhe as pedaladas de Cristina nas redes sociais:

Facebook: SolDeBarcelona
Instagram: soldebarcelonablog
Pedalando em Barcelona