Fotos: Camilian Pereira e divulgação | Texto: Camilian Pereira

Munique, cidade alemã e capital da Baviera, é famosa pelas suas cervejas e pelos pratos fartos com carne suína e batatas. A cidade também oferece uma vasta variedade gastronômica e lugares bem bacanas para agradar paladares diversos. Para quem quer degustar os famosos pratos bávaros, opções na cidade não faltam. De restaurantes mais tradicionais, passando pelas famosas cervejarias até restaurantes mais sofisticados, em nenhum deles falta o charme local.

O Bayerisches Frühstück. Abaixo da esquerda para direita: Schweinshaxe, Bratwurst  e Brezel.

Tudo pode começar já no café da manhã, ao sabor de um tradicional bayerisches Frühstück: salsicha branca cozida, que deve ser comida sem a capa que a envolve, uma pitada de mostarda escura adocicada, a süßer Senf, um pãozinho salgado chamado Brezn (ou Bretzel em outras regiões) e a tradicional cerveja de trigo, a Weißbier. E, se você acha estranho beber cerveja no café da manhã, experimente fazer isso em uma cervejaria na cidade, como a tradicional Hofbräuhaus e verá quantas pessoas têm esse costume. O bayerisches Frühstück acontece sempre pela parte da manhã.

O tradicional pão com salsicha, a Bratwurst mit Semmel, pode ser encontrado em qualquer esquina na cidade. Você pode comer sua Bratwurst em um lanchinho rápido e econômico ou pode saboreá-la em um tradicional jardim da cerveja, o Biergarten, juntamente com uma boa cerveja local, também servida na versão com limonada, chamada Radler. Se você sentar em um Biergarten, não deixe de provar também uma tradicional pasta de queijo camembert bávara, chamada Obatzda, que vem acompanhada com cebola roxa e o pão Brezn. Na minha opinião, é o melhor acompanhamento para se tomar com uma caneca de um litro de cerveja, chamada Maßbier.

Se você deseja fazer uma refeição como os bávaros e gosta de provar novos sabores, a melhor pedida está no restaurante Haxnbauer, cuja especialidade é o tradicional joelho de porco, o Schweinshaxe, acompanhado de uma deliciosa salada de batata, a Kartoffelsalat. Esse restaurante oferece o melhor joelho de porco de Munique, além do atendimento ser de primeira qualidade. Se você prefere algo mais leve, o local oferece também outras opções.

Outro prato adorado aqui na região é o famoso bife de carne de porco à milanesa, o Schnitzel, que pode vir acompanhado de batatas ou até mesmo de uma salada. O mais apetitoso que provei até hoje foi em um restaurante chamado Gasthaus Weinbauer. Além da carne ser boa, o grande diferencial é que a empanada é feita com farinha de Brezn.

As hamburguerias também fazem sucesso na cidade, e a maioria delas oferece um ambiente bem jovem e descontraído. A Hans im Glück, que possui filiais em outras cidades na Alemanha, é a minha queridinha no momento. Os hambúrgueres são oferecidos nas mais diferentes variações, que vão do clássico às combinações mais arrojadas, como hambúrguer com queijo de cabra, figos e molho de mel.

O que pouca gente sabe, é que a carne de pato também é bastante consumida por aqui. Um delicioso pato ao molho de laranja, acompanhado de um bom vinho, em um ambiente mais refinado e tranquilo, pode ser saboreado no Kuffler Restaurant Bar Grill, perto da Ópera da Bavária.

Munique possui inúmeros restaurantes para se descobrir, além deles a cidade conta com dois centros gastronômicos localizados no antigo centro histórico da cidade, o Viktualienmarkt e o Schrannenhalle. O Viktualienmarkt é um tradicional mercado a céu aberto, que existe há mais de 200 anos no coração de Munique. Diferentemente do que muitos pensam, o local não é apenas turístico. Esse mercado com jeito de feira é o local favorito dos locais, quando o assunto é comprar produtos frescos e de alta qualidade. Nele fica também o Biergarten mais central e famoso da cidade.

Na mesma região, fica o Schrannenhalle, área que abrigava um antigo celeiro construído pela primeira vez em 1853 e que já passou por diversas reformas, mas tendo sua estrutura e suas características arquitetônicas sempre preservadas. Hoje funciona ali a rede Eataly Monaco di Baviera, destacando-se a gastronomia italiana. Com uma área de mais de 4.000 m² e composto por 16 estandes, essa é a primeira unidade do Eataly na Europa fora da Itália. Um lugar com restaurantes, cafés, incluindo uma feirinha com legumes e frutas coloridas e frescas. Por lá você pode ainda comprar produtos italianos deliciosos, como pães, massas, frios, pomodoros e até beber uma espremuta, tudo bem fresquinho.

Schrannenhalle, onde funciona a rede gastronômica Eataly Monaco di Baviera.

Para os apreciadores de bebidas quentes sem álcool, Munique oferece muitos cafés por toda a cidade, com tortas e doces bávaros para acompanhar uma xícara de café ou de chocolate quente. Na praça Marienplatz encontra-se o meu café preferido, o Woerner´s. O ambiente é super aconchegante e, para mim, oferece as tortas e o chocolate quente mais gostoso da cidade. Gosto muito de uma torta bem típica, a Käsekuchen, uma espécie de cheesecake à moda bávara. Um detalhe sobre os doces por aqui: o sabor é bem natural, sem muita adição de açúcar. Nos dias quentes, o local oferece a opção de se sentar ao ar livre em frente ao prédio da prefeitura, o Neues Rathaus.

Mesmo com os longos invernos, as sorveterias na cidade ficam abertas o ano todo e têm um público considerável, até mesmo nos dias mais gelados. Bem próxima à famosa Universidade Ludwig-Maxmilians-Universität München e ao jardim inglês, conhecido como                Englischer Garten, fica uma sorveteria bem famosa na cidade, a Der verrückte Eismacher. O idealizador da marca muitas vezes está no local, atendendo o seu público pessoalmente, em um ambiente que remete ao filme Alice no País das Maravilhas. A fama do local deve-se aos sabores exóticos e deliciosos oferecidos. Os mais especiais atendem pelo nome de sorvete de cerveja, de salsicha branca ou salada de batata. É possível experimentar um sabor, antes de se arriscar com um sorvete de cerveja inteiro. Mas pode ir despreocupado, o local oferece também sabores tradicionais.

Endereços dos restaurantes:

Hofbräuhaus
Platzl 9, 80331 München

Haxnbauer
Sparkassenstraße 6, 80331 München

Gasthaus Weinbauer
Fendstraße 5, 80802 München

Kuffler Restaurant Bar Grill
Hofgraben 9, 80539 München

Hans im Glück
Sonnenstraße 24-26, 80331 München

Viktualienmarkt
Viktualienmarkt 3, 80331 München

Schrannenhalle
Viktualienmarkt 15, 80331 München

Der verrückte Eismacher
Amalienstraße 77, 80799 München

Woerner´s
Marienplatz 1, 80331 München

Camilian Pereira é autora do Blog Destino Munique, onde escreve sobre suas paixões: história e viagens. Ela também é guia de turismo em Munique e redondezas.
Acompanhe o seu trabalho no site www.destinomunique.com.br