Natal na Alemanha é cheio de tradições, como a coroa e os calendários do Advento. Os alemães são muito tradicionais, no que diz respeito ao Natal, e fazem desta data uma festa maravilhosa, cheia de simbolismos e tradições. É a data mais esperada do ano pelas crianças, que se envolvem de forma muito ativa na preparação da festa. Seja fazendo biscoitos de Natal ou preparando presentinhos no melhor estilo “faça você mesmo”, afinal os alemães adoram e admiram muito os trabalhos manuais. É comum as crianças apresentarem peças de teatro, a família inteira cantar músicas natalinas ou recitar versos que combinem com a época. A compra e decoração da árvore de Natal é um evento a parte.

O calendário do Advento é uma tradição que foi introduzida pelos luteranos alemães no começo do século XIX. Eles faziam a contagem regressiva com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Algumas famílias tinham meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela a cada dia. As velas também podiam ser colocadas em uma estrutura, que era conhecida como “relógio do Advento”, hoje chamada coroa do Advento.

Cada vela da coroa do Advento significa um domingo até a chegada da esperada noite. As velas vão sendo acesas conforme as semanas vão passando: semana 1 (geralmente o último domingo de novembro. Esse ano o primeiro domingo de dezembro), uma vela, na próxima semana, duas velas e assim por diante. É uma tradição encantadora e as crianças não veem a hora de dar o ponta pé inicial para o Natal.

As coroas de Advento têm hoje em dias diversos formatos e modelos e não há limite para a criatividade. Até mesmo com vidros vazios você pode fazer uma charmosíssima!

Outras ideias de como reciclar vidros vazios e fazer decorações lindas: Ideias de como utilizar vidros vazios para se fazer Coroas de Advento e muito mais.

Bom Advento para todos!

Redaçao Brasileiros Mundo Afora