Um ditado alemão diz o seguinte: “Das Leben ist kein Kindergeburtstag” ou seja “A vida não é um aniversário de criança”. Eu não sei bem quem falou esta frase pela primeira vez, mas certamente foi alguém que nunca organizou festa alguma, muito menos uma festa de aniversário para crianças. Principalmente quem é expatriado, sabe que organizar qualquer coisa no “estrangeiro”, depende de você e de você mesmo.

Mas aqui na Alemanha fazer aniversário de criança não tem muito mistério. Geralmente tem um bolinho,  uns salgadinhos, umas frutas e uns pepinos cortados. Está pronta a festa. Pelo menos nesses sete anos em que eu vou à aniversários infantis por aqui, não vi coisa diferente. Eu não me lembro de ter ido a nenhum aniversário de criança alemã que fosse bem decorado e tivesse comes e bebes bem gostosos. Às vezes ao chegar o bolo já está cortado (devem ter cantado os parabéns pela manhã só com a família), às vezes nem mesmo o parabéns se canta e quando, sem bater palmas por favor. Esquisito!

Uma curiosidade é que a meninada vem sozinha pra festa (já apartir dos 4 anos de idade). As mães entregam o convidado na porta e buscam no horário pré-determinado.

Uma coisa que eu gosto daqui são as listas de presente que você faz e deixa em uma determinada loja de brinquedos. Os convidados vão lá, escolhem o que querem comprar e pronto. Os pais dos convidados agradecem e muito, por não terem que quebrar a cabeça pensando no que dar. E você fica também feliz de saber que seu filho não vai ganhar um monte de besteira. Muitas mães levam o próprio aniversariante para fazer a caixa na loja. Eu prefiro escolher eu mesma e deixar que os presentes sejam surpresa. Tudo uma questão de costume.

 

Quanto a presentear, existem também muitos jeitos por aqui de se lidar com o assunto. Eu já vivenciei crianças que, ao receberem o presente, ali mesmo na porta já vão rasgando o papel e jogam o presente em um canto qualquer. Mas eu gosto mais do método que eu adotei aqui: o aniversariante fica no meio e cada convidado entrega o seu presente, um de cada vez. Assim a criança tem a oportunidade de ver o presente realmente e principalmente de agradecer a quem a presenteou.  E depois disso jogar em um canto qualquer ;o))
Eu demorei para me acostumar com o jeito alemão de comemorar. Mas por questão até mesmo de sobrevivência, eu tive que me “alemanizar” um pouco e eu me pego impressionada quando eu vejo como as festas de criança são feitas no Brasil.  Lindas! E exageradas! Maravilhosas!
As minhas festinhas, e levem isso ao pé da letra, são fesTINHAS mesmo,  são também exageradas demais para os padrões daqui. Mas elas são sempre um sucesso entre os convidados e principlamente para os aniversariantes. E no final das contas é isso que importa.

Eu adoro fazer festinhas para as crianças; é um dos meus hobbys. Mas depois de cada festa de aniversário comemorada, eu me lembro do ditado alemão “Das Leben ist kein Kindergeburtstag” – “A vida não é um aniversário de criança”, e chego à conclusão de que a vida não pode ser mesmo como um aniversário de criança: tudo muito colorido, muito doce, muito alto, muito presente, muita bagunça e de tudo muito.

A vida não é um aniversário de criança e é assim que está bom!

 

Beijos

Claudia

Links legais:

Festinha Frozen aqui em casa
Álbum Coletivo Aniversários Mundo Afora
Se eu consigo, você consegue também: Aprendiz de Boleira

*************************************************************************

Aqui umas fotos das festinhas por aqui, sempre com um toque brasileiro.

 No Brasil:
E aqui algumas fotos de decoração de aniversário de crianças no Brasil da firma Festa com Estilo –
Aluguel , Decoração, Personalizados, Lembrancinhas em Belém: facebook.com/festacomestilo

Edição Especial Inverno

Inverno em fotografias de brasileiros mundo afora

A nova revista está disponível em duas versões gratuitas:

Leitura online – para quem tem uma boa conexão de internet e quer ler online no tablet ou celular Android ou no PC. Edição Especial Inverno Mundo Afora 
Versão PDF – ideal para quem quer ler confortavelmente offline no tablet, celular Android ou no PC. Basta assinar a nossa Newsletter! Não se preocupe: nós nunca vamos passar o seu e-mail para terceiros, nem vamos encher a sua caixa postal de propaganda. A nossa missão é compartilhar conteúdo excelente. Se você não gostar pode sair a hora que quiser.