Amsterdam para crianças – Ana Paula Risson

 

Dicas de passeio para os pequenos na capital da Holanda
Amsterdam é uma cidade linda, ótima para se visitar, inclusive com crianças. Se comparada às outras capitais européias, Amsterdam é minúscula, um ovo. Em meia hora você pedala de um canto da cidade ao outro.
Não tem coragem de sair de bicicleta? Sem problemas, há transporte público por toda a cidade. Mas o melhor mesmo é conhecer a capital da terra dos moinhos a pé. Muitas calçadas são estreitas (quando há calçadas), mas empurrar um carrinho de bebê por aqui é fácil. Eu digo por experiência própria, faço isso há quase 4 anos, desde que minha primeira filha nasceu.
Mas o que fazer com os pequenos por aqui? Depende claro da idade das crianças e da época do ano. A Holanda é sem dúvida linda em todas as estações, mas está em sua melhor forma à partir da primavera. Há muitos parques na cidade, ótimos para fazer picnic, jogar bola ou dar uma boa caminhada. Na maioria deles também há parquinhos para a diversão de toda a família, muitos deles inclusive com piscinas (bem rasas) para os dias mais quentes. Pode levar sua cestinha de picnic sossegada  e passar a tarde toda estendida sobre uma toalha enquanto as crianças se divertem entre a água, o escorregador e o tanque de areia. E não se assuste se der de cara com uma festa de aniversário ao ar livre, coisa super comum por aqui.

 

 

Parques

O Vondelpark no centro de Amsterdam é um dos mais famosos. Há um parquinho bem grande (cercado) e uma piscina que fica lotada no verão. O parque é bem visitado por turistas. 
Quer uma opção mais tranquila? Vá ao Beatrixpark ou ao Amstelpark. Nesse último há dois playgrounds (para crianças mais novas e mais velhas), uma mini fazendinha com pôneis, cabras e coelhos, e um trem que passeia por todo o parque. É sucesso garantido. 
Outra opção mais próxima ao centro é o Westerpark, nesse parque há muitos restaurantes e cafés, o clima é bem descontraído, cheio de famílias jovens e moderninhas. Todo primeiro domingo do mês há uma feira livre, Sunday Market, ali se vende de tudo: de cupcakes a livros e pijamas. É uma delícia para os olhos.
Outro lugar que adoramos por aqui é o Amsterdamsebos, o bosque de Amsterdam. Dá para passar literalmente o dia inteiro por lá, há arvorismo, uma fazendinha de cabras, uma pannenkoeken huis (casa de panquecas) com parquinho, piscina, SPA, dá para fazer esporte, alugar caiaque, pescar. 
Enfim, atividades para todos os gostos e bolsos. Para se ter uma idéia, o bosque é três vezes maior que o Central Park de Nova Iorque.

 

Atividades extras
Que tal patinar no gelo? Na Jaap Edenbaan você pode alugar patins o ano todo e testar a pista de patinação por € 6,50. 
Artis, o zoológico de Amsterdam é para mim o passeio ideal para os pequenos. Há de tudo um pouco, os animais, claro, mas também parquinhos e pavilhões fechados (ótimos para dias de chuva) como o dos répteis, insetos, dos macacos e das borboletas. O vlindertuin, como é conhecido é um jardim fechado e aclimatizado, onde as borboletas voam soltas entre os visitantes. As crianças, principalmente os bebês, adoram. Além disso, dentro do Artis você pode visitar o planetário e o aquário. 

Fora da cidade

 
Quarenta minutos de Amsterdam, há um parque de diversões para crianças entre 1 e 5 anos, o Sprookjes Wonderland. Fui com meus filhos e meu sobrinho e eles amaram. O parque é pequeno e simples, nem se compara aos bonecos da Disney, mas para as crianças menores o lugar é um encanto. Há carrossel, fazendinha, trem e um bosque encantado com bonecos (bem feinhos) que contam histórias e cantam. Só não recomendo o teatro no “castelo” por ser em holandês e nada interativo – meu sobrinho na época com 1 ano e meio pediu para sair depois de 2 minutos.

E que tal ir a uma fazenda colher maçãs? No Olmenhorst, uma propriedade que fica a meia hora de carro de Amsterdam você pode colher maçãs à vontade, você paga 1,80 euros por quilo colhido. O lugar é lindo, também há pôneis e um restaurante com vários produtos orgânicos. Vai uma torta de maçã?
Essas são algumas sugestões para entreter os pequenos turistas em Amsterdam. Mas acho que a melhor dica é simplesmente prestar atenção na beleza da cidade, que entre uma pracinha e outra sempre oferece um parquinho ou um tanquinho de areia. Amsterdam também tem inúmeros museus, de arte moderna à ciência. E se seu filho gostar de entretenimento, em dias de verão não há nada mais gostoso do que se sentar à beira de um dos canais para apreciar o barcos que navegam pela cidade!

Veel plezier! (aproveite)

 
Ana Paula Risson – paulistana, jornalista, trabalhando atualmente com online marketing. Expatriada por amor. Vivendo desde 2004 na Holanda. Casada, mãe da Julia e do Miguel. Feliz. Adora bater um papo, cozinhar e tomar um vinho. Escreve sobre sua vida em Amsterdam no blog www.deunhafeita.blogspot.com 
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.