Viver na Alemanha

Hoje falo em entrevista no site Entrevistando Expatriados, da nossa amiga Mirella Matthiesen, de forma aberta sobre como é viver na Alemanha. Falo sobre vários assuntos, entre eles quais os pontos positivos e negativos de morar aqui.

De modo geral os pontos positivos para mim em morar aqui são :

– O sistema educacional, que não apoia de forma alguma o modo “decoreba” de se aprender, que tanto conhecemos no Brasil;

– O sistema de maternal, pré-escola e pós-escola, que facilita muito a vida dos pais que trabalham;
– Aqui o seu tempo vale muito e por isso os horários são cumpridos e os compromissos respeitados. Eu gosto muito disso. Acho que ser pontual e não desperdiçar o tempo do outro deixando-o esperando, por exemplo, é uma forma de respeito.
 
Os pontos negativos para mim :

– A Alemanha que eu conheco é “aficcionada” por diplomas e certificados. Se você não fez um determinado curso, será difícil você conseguir um emprego naquela área. Existem excessões naturalmente, mas de modo geral é assim que as coisas funcionam. O título de Doutor, e não falo dos médicos, tem um valor muito grande na sociedade alemã. Por isso, acho importante que os brasileiros que vierem para cá, venham conscientes de que precisarão provavelmente se reinventar, já que poucos trabalham na sua profissão original, fazendo muitas vezes, trabalhos mais “baixos” do que o que eles estudaram. Mas existem também muitas histórias de sucesso! Tudo depende da situação pessoal de cada um. Eu por exemplo, estou pensando em arrumar um “empreguinho” se tudo falhar, para financiar uma especiliazação. Outras pessoas precisam de fato sobreviver, então vale trabalhar em tudo!
Você também está pensando em se mudar para a Alemanha? Dá uma passadinha por lá, de repente alguma dica te ajuda! Beijos Claudia