10 dicas que me motivam a (voltar a) escrever – por Karen Hägele

Karen Hägele é paranaense de Maringá, mora na Alemanha há 14 anos e em Hamburgo há seis. Ela escreve no seu blog Multiplicando por dois e fala hoje sobre as dificuldades de voltar a escrever, depois de ter feito uma grande pausa. Ela compartilhou conosco 10 dicas que a motivaram a voltar a escrever. Ninguém melhor do que alguém que superou uma crise, para falar sobre o assunto.

  

10 dicas que me motivam a (voltar a) escrever – por Karen Hägele

Semana passada eu tomei coragem e resolvi voltar a escrever no meu blog. Fiquei meses sem atualizá-lo e estava naquele ponto em que ou voltava a escrever de uma vez, ou desativava o blog para sempre. Foi difícil voltar. Bem difícil. Pois me sentia na obrigação de fazer um resumão para explicar a minha ausência. Outro resumão para dizer o que andei fazendo nestes meses todos e uma coragem (que não tinha) para escrever estes resumos todos. Mas aí lendo alguns dos blogs de outras mães que eu ainda acompanhava (mas de longe e ocasionalmente) me bateu a inspiração e resolvi voltar falando de um assunto bem diferente, mas que eu gostava, de forma que eu voltasse à ativa.

Claro que cada um tem a sua motivação pessoal, mas aqui vão as minhas 10 dicas que me motivam a (voltar a) escrever:

  • Escrever um blog exige dedicação, mas não se cobre demais. Se escrever se tornar uma obrigação, você acabará desistindo.
  • Encontre temas que você gosta de verdade e escreva sobre eles. O leitor sempre nota se o texto foi escrito com entusiasmo ou não.
  • Se você só escreve, por exemplo, sobre maternidade e não sabe mais o que pode escrever sobre o tema talvez seja hora de diversificar.
  • Você também pode (e deve!) ler e comentar outros blogs, muitas ideias para o seu próximo post podem surgir após ter lido um post de um(a) amigo(a). Mas sempre inclua a origem da sua ideia. A amiga blogueira agradece e pode até escrever um outro post baseado no seu. Este tipo de diálogo enriquece!
  • Participe de blogagens coletivas. É sempre uma excelente maneira de voltar a escrever e de quebra você ganha leitores. Pois quem postou sobre o tema quase sempre quer ler o que os outros tinham a dizer sobre o mesmo assunto.
  • Após uma longa pausa, se você se sente (como eu) obrigada a se justificar pela ausência, vale fazer uma coisa totalmente diferente do que fazia até então. O importante é não deixar o seu trabalho morrer.
  • O medo da “folha em branco” também aparece quando estamos atrás do computador, prestes a escrever. Se você realmente não está inspirada para escrever que tal ler uma revista, um jornal ou até mesmo conversar com alguém? Às vezes as melhores ideias vêm de lugares inesperados. Já aconteceu de uma ideia me ocorrer embaixo do chuveiro, por exemplo. Sempre anote as suas ideias!
  • Tente manter uma rotina na escrita, escrevendo sempre nos mesmos dias, nas mesmas horas. Para mim blog é muitas vezes como esporte, se nos acomodamos no sofá dá uma preguiça de sair de lá e ir fazer alguma coisa…
  • Uma imagem vale por mil palavras. Use uma!
  • Que tal convidar alguém para escrever no seu blog ou aceitar o convite para escrever no de uma outra pessoa? Dá uma emoção receber um convite! Significa que o que você fez até aqui não deve ser tão ruim assim, caso contrário ninguém te convidaria a escrever para um outro blog.

 Boas blogadas! Karen.

http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

3 respostas para 10 dicas que me motivam a (voltar a) escrever – por Karen Hägele

  1. Nossa,a Karen escreveu muita coisa que vivenciei e vivencio. Fiquei um ano sem escrever e senti falta, mas achava que o que colocava no blog não era relevante. Até porque moro em Portugal, mas não em Lisboa ou Porto, que são as cidades mais visitadas e com bastante atrativos. Voltei e tem sido bom, fazer novos contatos, mas sem cobrança.

    Bjs!

  2. Claudia diz:

    Blog tem que dar prazer para funcionar bem. Seja somente por hobby ou profissionalmente. Tudo que se faz com amor, se faz bem :o) Quem é blogueiro saber das muitas crises que passamos não é? Dei uma passada no seu ontem Sissi :o) Bjs

  3. Sissi diz:

    Oi, adorei esse post, acho que todo ou toda blogueira passa por esse estágio. Muitas vezes, como dizem: acaba o assunto. Mas nós devemos apenas relaxar e fazer do blog um local de lazer, pra se divertir com os outros e com sigo mesmo ao escreve-lo. Sao ótimas idéias. Eu adoro meu blog, apesar de ter 21 membros, me sinto orgulhosa por expor o que sempre gosto e de ter a participacao ou a visita de cada um por lá. Boa semana!