Feliz dia dos Namorados mundo afora!

Santo Antônio ou São Valentim, com qual dos dois você celebra o amor?

No Brasil o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio – um frei português que ganhou a fama de casamenteiro porque pregava o amor e o casamento. A escolha da data não tem uma razão muito romântica – é resultado de uma estratégia publicitária de sucesso para alavancar as vendas no mês de junho. Mas não podemos negar que deu certo. A data é hoje tão popular quanto o Dia das Mães e o Natal.

Em muitos outros países, a data para celebrar o amor é 14 de fevereiro, Dia de São Valentim- bispo da igreja católica que, na época do império romano, realizava casamentos de forma clandestina. Reza a lenda que o bispo havia sido proibido pelo imperador Claudius II de realizar casamentos durante as guerras porque os solteiros eram melhores combatentes. Valentim não só continuou celebrando uniões como também casou-se secretamente. O resultado da desobediência foi sua decapitação no dia 14 de fevereiro. Assim, a data ficou conhecida, inicialmente na Europa, como o dia de celebrar as uniões. Hoje também é comemorada em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Alemanha, Japão e Índia.

Quem nos conta sobre a Índia é a psicóloga brasileira Anelise Cornely, que vive no país há quase três anos e namora um indiano. “Nós sempre comemoramos o Dia de São Valentim. A movimentação em torno da data é bem parecida com a do Brasil: o comércio fica lotado, há muitas propagandas, promoções e os restaurantes ganham decorações especiais”, conta Anelise, que nunca chegou a celebrar a data brasileira. “No dia 12 de junho eu sempre lembro meu namorado de que esse é o Dia dos Namorados no meu país. Mas até hoje ele não entende o porquê”, diz.

Ela lembra que desde o primeiro Dia de São valentim ele gosta de demonstrar seus sentimentos de forma romântica:“Na época, não tínhamos nada tão sério, mas, mesmo assim, ele enviou flores para o meu trabalho. Fiquei tão envergonhada e sem saber o que fazer, que coloquei as flores na geladeira. Ele ficou muito chateado comigo, mas ainda assim saimos para jantar em um restaurante maravilhoso”, comenta Anelise.

E você? Já sabe como vai comemorar o seu Dia dos Namorados? Confira outras formas de celebrações mundo afora e inspire-se!

Japão
No Dia dos Namorados são as mulheres japonesas que presenteam os homens com  chocolates, seguindo a regra: Chocolates dados à colegas de trabalho, por exemplo, são chamados de giri-choco (chocolates por obrigação), e são os mais baratos do mercado. Chocolates dados a um homem especial é chamado de honmei-choco (vencedor em potencial) e são chocolates mais caros. Um mês depois, no dia 14 de março, é a vez dos homens presentearem as mulheres no White Day.

China
É comum encontrar mulheres vestidas com trajes típicos da cultura chinesa entregando rosas aos casais de namorados que passam pela rua. Uma forma de desejar vida longa ao casal.

Escócia
Diz a lenda que o primeiro homem ou mulher que a pessoa solteira encontrar na rua ou em qualquer outro lugar durante o Dia de São Valentim será seu par para uma comemoração a dois.


Iraque

No Dia do Amor toda a família se envolve para presentear amigos e parentes.


Inglaterra

No país britânico a população também têm o costume de presentear celebridades, autoridades e membros da família real britânica.


Dinamarca

Os dinamarqueses têm o hábito de presentear familiares e amigos com rosas brancas, conhecidas como Flocos de Neve.

Estados Unidos
O Dia dos Namorados chama-se, como em muitos outros países, Valentine’s Day. Tradicionalmente este é o dia em que  os amantes expressam seu amor um ao outro, através de cartões, presentes e flores. Além disso, é comum a troca de cartões entre pais, filhos e amigos.

Nós da Brasileiros mundo afora desejamos um Dia dos Namorados bem romântico para você!

Texto:  Vanessa Bueno 



Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.