“Andar de bicicleta é o tipo de exercício físico que quanto mais longe você vai, 
mais longe você quer ir.
Pedalando pela Finlandia

Aprendi a andar de bicicleta aos seis anos, mas foi somente aos 32 que ganhei minha primeira bicicleta. Quando morava no Brasil nunca tive vontade de ter uma bike, primeiro porque na minha cidade (Manaus) não existem ciclovias e segundo pela falta de segurança. Quando mudei para a Finlândia fiquei impressionada quando vi idosos, crianças e adultos usando a bike como meio de transporte, para ir ao supermercado, escola, levar as crianças menores para a creche. No início do ano comecei a mudar alguns hábitos: mudei minha dieta alimentar e passei a praticar esportes. Foi então que a ideia de ter uma bike nasceu e meu pai tornou a ideia real, me dando de presente a minha primeira bike.

No início pensei que usaria a bike somente para levar e buscar o filhote na creche, mas andar de bicicleta é o tipo de exercício físico que quanto mais longe você vai, mais longe você quer ir. E quando vi estava pedalando 50km. Hoje andar de bicicleta faz parte da minha rotina e os dias que não ando sinto que está faltando algo. Temos o privilégio de termos boas ciclovias no país inteiro, é possível ir de uma cidade à outra pedalando. Por aqui as pessoas andam muito de bicicleta. As escolas possuem um estacionamento próprio para as inúmeras bicicletas dos estudantes, algumas paradas de ônibus também dispõe de estacionamento para bikes, assim como os shoppings e supermercados. No verão sempre tem circuito de 40, 60, 120 km de bike e o povo comparece mesmo!

Posso dizer que a bicicleta veio para ficar na minha vida! Preciso pensar como vou fazer quando o inverno chegar e pedalar for impossível (risos).

Daí o jeito vai ser encarar uma aula de spinning na academia e esperar o próximo verão!

Quem é Sandra Kautto

Sandra Kautto mora na Finlândia com a família. De lá escreve no seu blog “Made in Brazil” sobre as terras geladas do Papai Noel. Blog: sandrakautto.blogspot.com

Mais sobre Sandra Kautto, você pode ler na Edição especial sobre Amor Internacional, clicando aqui: Amor Internacional – Brasil & Finlândia