Mariana Andrade Schleuss – Viver e trabalhar na Suíça

Flor de Mariana
Flor de Mariana – Foto Arquivo pessoal
Mariana, uma bela brasileira de 29 anos que vive em Frauenfeld na Suiça, nos recebe para essa entrevista com um sorriso aberto, no seu apartamento e ateliê. É impossível não se sentir imediatamente em casa e é exatamente esse convite que ela faz aos seus leitores e clientes que visitam o seu site na internet Flor de Mariana: Sinta-se em casa!
Para captar toda a energia e determinação que movem Mariana, é preciso conhecê-la pessoalmente. Essa simpática brasileira é literalmente apaixonada por tudo que faz: bolsas, bijouterias, acessórios e até mesmo bolos e cupcakes elaborados fazem parte da sua lista de talentos.
Brasileira na Suiça
Foto: Arquivo pessoal
Mariana Sá de Andrade nasceu em Pedro Afonso, no estado do Tocantins e concluiu no Brasil duas faculdades: é Bacharel em Turismo e Tecnóloga em Gestão em Moda. Sua familia no Brasil sempre investiu muito nos filhos, que puderam estudar nas melhores escolas e sempre tiveram o apoio dos pais em tudo o que eles fizeram. Mariana tinha tudo para ter uma vida despreocupada e acomodada, mas desde pequena ela sempre deu muita importância à sua independência, principalmente a financeira. Quem a conhece e ouve as suas histórias, sabe do tino comercial, da criatividade, da energia e determinação que ela tem.
Viajar e estudar sempre estiveram nos seus planos : ela já morou no Canadá onde estudou inglês e ano passado passou três meses em Milão estudando moda, a sua grande paixão. Como muitas brasileiras, foi nessas andanças pelo mundo que ela se apaixonou por um suiço e, em nome desse amor, ela deixou tudo para trás. Hoje ela se chama Mariana Andrade Schleuss e vive há quatro anos com o marido na Suiça.
Brasileira na Suiça
Mariana no seu atelier

Em 2009 nasceu a Flor de Mariana, que Mariana descreve como “um pequeno ateliê de criação e produção de peças artesanais feitas com muita criatividade e carinho. São produtos super femininos com um mix de cores, texturas, estampas, materiais e detalhes que encantam!”. De fato ela tem um talento todo especial para combinar cores, estruturas e materiais e alia tudo isso à costura, com acabamentos perfeitos. O que torna o trabalho da Mariana muito especial é o amor que ela tem pelo detalhe e a dedicação com que ela faz cada peça tornar-se única.

Por ser curiosa e também como pausa saudável da costura, ela descobriu um novo hobby : fazer cupcakes, biscoitos e muffins elaborados. Como não poderia ser diferente, ela fez disso também um pequeno negócio.
A perseverança é certamente um ponto importante para o seu sucesso: apesar de sofrer muito com o frio suiço, ela não deixa de participar das feiras e mercados no inverno, muitos deles ao ar livre e indiscutivelmente gelados. Mesmo fora do seu país e com todas as dificuldades que isso envolve, como ter que falar uma língua estranha, ter que se adaptar à uma cultura diferente e não ter conhecimento suficiente do mercado suiço, ela vende os seus produtos com bastante sucesso.
Essas são algumas das razões porque escolhemos exatamente ela para ser a nossa primeira capa final de 2012! A seguir a entrevista que ela nos concedeu no seu ateliê, em Frauenfeld.
Quando surgiu a idéia de residir no exterior?
Quando morei em Vancouver, conheci o Tobias. Estudávamos na mesma escola. Passamos um tempo sem contato, depois de um reencontro começamos a namorar à distância. Dois anos e pouco depois decidimos nos casar, e aqui estou!
Qual o lado positivo de morar na Suíça? E qual o ponto que você tem mais dificuldade de se acostumar? 
A segurança, a liberdade de ir e vir para todos é o que mais admiro na Suíça! O clima é o pior para mim. São muitos meses de frio, não me acostumo e não gosto.
Você tem sugestões ou dicas para pessoas que pretendem viver nesse país?  
Primeiramente tem que aprender a língua, e procurar se integrar o mais rápido possível.
Desde quando você trabalha com moda e o que te inspira?
Desde pequena sempre gostei muito de trabalhos manuais. Aos 10, 11 anos já fazia cursos de bijuteria e vendia. Sempre gostei de tudo que envolvia criatividade e arte. Aos 20 anos entrei para o curso de moda, e foi ai que conheci o mundo da costura e me apaixonei. Tudo me inspira! Cores, formas, pessoas, música, fotos, decoração! Adoro a mistura do novo, o moderno com o romântico, o vintage! Basta um olhar mais atento para deixar a inspiração aparecer.
Mri Cupcake
Você trabalha também com culinária fazendo lindos biscoitos, Cakepops e Bolos. Onde você aprendeu e faz por hobby ou profissionalmente? 
Como eu ficava muito tempo em casa, e quase sempre costurando, precisava de algo novo para intercalar com a costura. Aprendi tudo sozinha, com a ajuda da internet e livros. Depois fui fazendo pequenos cursos de aperfeiçoamento. Sou muito curiosa, tenho uma idéia e já vou logo atrás para saber como funciona, e quais as possibilidades de realizá-la. Descobri mais uma paixão ao decorar Cupcakes e afins! É um hobby que, aos poucos, esta virando uma pequena profissão. Pelo menos uma vez ao mês tenho encomenda.
Cupcake na Suiça
Cupcakes by Mariana – lindas criações
Tem alguém no setor de moda que você admira? Quem e porque? 
Muitos! Gosto de Valentino, como ele traduz elegância e feminilidade em seus vestidos. Também admiro muito Gabrielle Chanel, Elie Saab, Marc Jacobs, Stella McCartney, entre muitos outros. Dos estilistas brasileiros, ultimamente tenho gostado bastante da Patrícia Bonaldi, uma mistura de texturas, rendas, bordados, pedraria! Também Adriana Barra, Isabela Capeto, Lethicia Bronstein, entre outros.
Bijou brasileira
Moda by Mariana
Como você desenvolve as suas idéias para fazer um produto e com quais materiais você trabalha?  
Tenho sempre muitas idéias, e essas estão desenhadas (leia-se rabiscada, pois não desenho bem) em um caderninho. Produtos já feitos e outros que ainda quero produzir. Faço muita pesquisa na internet, revistas e livros de costura. Algumas vezes a inspiração não sai, é a partir dessas pesquisas que ela volta, e a criatividade só aumenta. Para as costuras uso basicamente o tecido em algodão e diversos aviamentos, como sianinhas, fitas, botões, aplicações em feltro, etc.
Descreva um dia típico na sua vida quando você está trabalhando em um produto. Da Idéia ao produto final. 
A partir da idéia do que produzir, faço um estudo das cores e estampas dos tecidos a serem usados. Também levanto uma lista com todos os acessórios e aviamentos a serem utilizados. E escrevo o passo-a- passo do que tem que ser feito. Preciso ver se já tenho um molde ou se preciso confeccioná-lo. Na maioria das vezes monto um “quebra cabeça”, antes de cortar os tecidos e moldes, para ver se aquele é o resultado que estou esperando. No período da criação, dou uma olhada na internet ou livro, para ver se posso acrescentar algo novo ou simplesmente deixar como está! A partir dai vem a parte da execução. Passar os tecidos, cortar e costurar.
Moda
Bestsellers by Mariana

Quem são os seus clientes e qual o produto que você mais vende? 

Tenho um público bem variado entre mulheres de 20 a 50 anos. Compram muito para presentear. Os produtos mais vendidos são os diferentes modelos de Nécessaires e os babadores.
Algum conselho para quem esta começando ou querendo abrir um negocio próprio? 
Como em todo lugar, abrir o próprio negócio não é uma tarefa fácil. Mas tendo força de vontade e trabalho, tudo pode se realizar! Tem que persistir sempre!

Se você fosse definir a Suíça com uma palavra, qual seria?

Diversidade!
Acompanhe o trabalho de Mariana na internet e redes sociais:
Facebook:  Mari Cupcake

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

3 respostas para Mariana Andrade Schleuss – Viver e trabalhar na Suíça

  1. Carla diz:

    trabalho maravilhoso parabéns….

  2. Também gosto muito :o) Bjs e obrigada pela visita.

  3. Que bacana o trabalho dela!