Milão nas mãos de Magê – Uma brasileira em Milão

Maria Eugênia Ferreira Pinto dos Santos ou simplesmente  Magê mora há 12 anos no exterior. No Brasil, ela formou-se em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo e trabalhava como produtora freelancer em festivais de cinema. Hoje ela mora na Itália com a família, é guia turística e escreve no blog Milão nas mãos.

“Assim que cheguei à Itália, em 2002, comecei a trabalhar em uma multinacional que precisava de uma pessoa que falasse português. Na época não foi difícil encontrar um emprego, mas era algo completamente diferente da minha área de trabalho. Como muitos expatriados, tive que me contentar com a situação.

Inspirada pelo meu pai, há mais ou menos dois anos, comecei a cultivar a ideia de trabalhar com brasileiros em Milão, oferecendo serviço de acompanhamento turístico na cidade. Os brasileiros estão cada vez viajando mais e a oferta de serviço aqui em português é restrita.

Decidi trabalhar como acompanhante turística e comecei a me preparar para o exame necessário para se exercer a profissão na Itália. Aqui, guia/acompanhante turístico é uma profissão regularizada com uma habilitação. Para fazer o exame de habilitação, é necessário estudar sobre a história, a geografia, os costumes e sobre a história das artes das cidades. Eu prestei a prova escrita do exame em fevereiro, passei para a prova oral e no último dia 16 de abril saí de lá com a minha habilitação. Não sei descrever a minha sensação: uma mistura de alegria e realização. Foi o reconhecimento da minha capacidade, a conclusão de um percurso começado há muito tempo. Há mais de um ano que eu estava me preparando para os exames e esperei todo esse tempo para que saísse o edital das provas. Infelizmente aqui na Itália as coisas caminham às vezes lentamente e nem sempre com eficiência.

Uma coisa é certa: mesmo antes de começar a atuar, tenho certeza de que ter a possibilidade de trabalhar com brasileiros, ter esse contato com as pessoas do meu país, falar o português, será gratificante. Eu acho que mais que uma assistência turística, é quase uma mediação cultural, porque as pessoas têm interesse em saber como se vive na Itália, e só nós brasileiros podemos fazer a comparação com o nosso país.

Que conselho daria para quem está mudando agora para o exterior e gostaria de trocar de profissão?

Quando cheguei aqui, há 12 anos, obviamente queria continuar trabalhando na minha profissão original. Mas eu não conhecia ninguém, e o trabalho de produção depende muito de você conhecer pessoas, a cidade, os serviços e como as coisas funcionam.  Durante algum tempo, foi frustrante fazer outros trabalhos, mas foi só perto dos 40 anos que eu percebi que a melhor coisa seria me reinventar. Não é fácil descobrir como percorrer um novo caminho. Voltar a estudar aos 40 anos, com as responsabilidades de casa, filhos e marido, não é como aos 20, quando você faz praticamente só isso.

Resumindo: a estrada para se reinventar em uma nova profissão não é fácil e muito menos rápida. A minha dica é ficar atento às oportunidades que o novo país oferece. Eu levei 10 anos para encontrar esse caminho. Não é fácil nem rápido, mas é possível! ”

As faces da Itália através dos olhos de uma brasileira: uma cultura diferente contada por quem conhece as duas. Conheça Milão com a Magê. Todas as informações aqui:Passeios guiados por Milão

 Fique por dentro!

Você quer receber nossas atualizações? Assine nossa Newsletter e faça o download gratuito da nossa nova revista Brasileiros Mundo Afora. Não se preocupe: nós nunca vamos passar o seu e-mail para terceiros, nem vamos encher a sua caixa postal de propaganda. O nosso objetivo principal é compartilhar conteúdo excelente. Se você não gostar pode sair a hora que quiser. Mais Informações aqui: NEWSLETTER
 
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

5 respostas para Milão nas mãos de Magê – Uma brasileira em Milão

  1. tellini daniel 3206391945 diz:

    OI mage ! somos um casal de brasileiros ,e alugamos um quarto para turistas na emediatesa de malpensa ,e gostariamos de aver seu contato como parceira de trabalho,nosso quarto e ambiente familiar obrigado, desde ja!!!!

  2. Jose Carlos diz:

    BOA noite, estou chegando domingo em Milão. Gostaria de fazer um passeio rápido pela cidade e ir até Genova e voltar no mesmo dia.

  3. Jeane Mari Sant´Ana Spera diz:

    Chegaremos em Milão no dia 08/06/2017 (3 adultos) e, em razão do cansaço e das malas, gostaríamos de contar com um guia que nos recebesse no aeroporto de Malpensa e nos acompanhasse, de trem, até a Estação Central de trens, para continuarmos a viagem para Mântova. Nosso voo deverá chegar às 12h30 e queremos chegar a Mântova antes do anoitecer. Depois voltaremos a Milão, de onde iremos para Veneza, no dia 13/06. Se houvesse um acompanhante pata essa viagem a Veneza também, seria ótimo.
    Jeane Mari Sant´Ana Spera
    Assis- SP – Brasil

  4. André diz:

    Estarei em Milão nos dias 10 e 11 com minha família. Minha esposa e dois filhos 04 e 07 anos
    Gostaria de informações de city tour de um dia

  5. RICARDO QUINTANS diz:

    14.01 – MILÂO – à tarde – gostaria de visitar o refeitório do Cenacolo Vinciano Santa Seia e ir a Navigli ou algo que possa incluir e city tour.