O calendário do Advento – uma tradição alemã conquista a Europa

Foto: DEPOT –  www.depot-online.com
O calendário do Advento é uma tradição que foi introduzida pelos luteranos alemães no começo do século XIX. Eles faziam a contagem regressiva com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Algumas famílias tinham meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela ou pendurando uma figura na parede a cada dia. As velas também podiam ser colocadas em uma estrutura, que era conhecida como “relógio do Advento”.
O primeiro calendário do Advento impresso, segundo o Austrian Landesmuseum, foi produzido em Hamburgo em 1902 ou 1903. Outras fontes afirmam que o pároco Gerhard Lang foi responsável pelo primeiro calendário impresso em 1908. Lang certamente foi o pai do calendário do Advento moderno. Ele era um tipógrafo e em 1908, fez 24 figuras coloridas que poderiam ser coladas em um cartão. Alguns anos depois ele lançou um calendário com 24 pequenas janelas. Criou e comercializou ao menos 30 desenhos antes da sua firma retirar-se do mercado na década de 30.

Hoje é impossível se pensar no Natal alemão sem um calendário de advento. E são muitos os modelos a venda: desde calendários com chocolates, Lego e até mesmo com cerveja. Outras pessoas preferem fazer seus calendário manualmente e aí não há limite para a criatividade. Todos os calendários seguem sempre com o mesmo princípio: todos os dias abrir uma “portinha” e assim contar os dias para a noite mais esperada do ano, o Natal.

Todos os anos eu faço calendários para os meus filhos e os presentinhos são simples e custam no máximo 5 euros, muitas vezes somente centavos. O objetivo não é encher a criança de presentes, mas ensinar de forma divertida a esperar o Natal. Muitas mães preparam o calendário somente com mensagens ou presenteiam seus filhos com o que temos de mais precioso e raro: o tempo. Ano passado fiz um calendário anual para o meu marido. Todos os meses de 2014, ele teve um envelope para abrir. Dentro, sempre um evento para fazermos juntos. Quem é casado, sabe que um dos melhores presentes é passar um tempo a dois.
Selecionei para vocês ideia de calendários de advento, no meu painel do Pinterest, para quem ainda quiser fazer um no final de semana, afinal a contagem começa mesmo somente na próxima segunda-feira.
Fez um calendário legal? Manda a foto pra gente! [email protected].
Beijos,
Claudia
Fazer um calendário de Natal apara alguém é uma das minhas alegrias na época do Advento.
Cada pessoa, tem seu próprio estilo de fazer um calendário. As possibilidades são infinitas.
Adoro calendários “faça você mesmo”
Pronto: esperando para serem desempacotados, um por um nos próximos 24 dias.
Uma caixa cheia de surpresas para o ano todo – cada mês um envelope.
Feitos com amor.
Primeiro envelope: um jantar em um restaurante mexicano.
Calendário do Advento ano passado: pacotinhos com presentes de no máximo 5 euros. Chiclete, figurinhas, revistinha etc.
Ideias maravilhosas no fabuloso Pinterest. Clicando na foto, você vai poder visualizar todas as ideias:
http://www.pinterest.com/O calendário do Advento - uma tradição alemã conquista a Europa/calend%C3%A1rio-do-advento-adventskalender-/
Ideias lindas para você fazer seu calendário do Advento no pinterest

 Fique por dentro!

Você quer receber nossas atualizações? Assine nossa Newsletter e faça o download gratuito da nossa nova revista Brasileiros Mundo Afora. Não se preocupe: nós nunca vamos passar o seu e-mail para terceiros, nem vamos encher a sua caixa postal de propaganda. O nosso objetivo principal é compartilhar conteúdo excelente. Se você não gostar pode sair a hora que quiser. Mais Informações aqui: NEWSLETTER
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.