Dia de São Nicolau celebrado na Suíça – por Danielly Meier

 

Foto: Züri-Zoo
Como em outros países europeus, o dia de São Nicolau também é celebrado na Suíça. No dia 6 de dezembro um velhinho bastante parecido com a nossa figura do Papai Noel, o Samichlaus, visita as crianças com o seu assistente o Schmutzli. O assistente se veste de preto e carrega um saco consigo. É ele que sabe de todas as coisas erradas que as crianças aprontaram durante o ano. Já o Samichlaus usa uma roupa vermelho e carrega um livro enorme, onde ele tem todas as suas anotações sobre o comportamento das crianças. Originalmente, o Samichlaus e o Schmutzli vêm da Floresta Negra e são acompanhados por um burrinho. Eles entregam um saquinho com amendoins, chocolates e tangerinas para as crianças.
Foto: Marisa Pedro-Pfeiffer
Onde eu moro é muito com um que escolas, lojas e supermercados contratem os serviços de Samichlaus e Schmutzli para a data. Juntamente com os nossos vizinhos, contratamos esse serviço particular. Eles vêm até a sua casa e sabem todas as informações necessárias para deixar as crianças de queixo caído. Logicamente mandamos os nossos elogios e “queixas” anteriormente por email e no dia 6.12. eles conversam com as crianças contando tudo o que sabem. O Papai Noel abre o seu livro e fala sobre todas as “suas” observações. As crianças ganham o seu saquinho depois dessa conversa e de prometerem fazer melhor o que não fizeram durante o ano. Elas também cantam uma música de Natal ou recitam um versinho decorado especialmente para a ocasião.
Foto: C. Biehl
Danielly Meier, tem 40 anos, é de Porto Alegre e graduada em Letras, com especialização em Inglês. Ela mora há 14 anos na Suíça com a família e trabalha como professora de inglês e literatura de língua inglesa.

 

 Fique por dentro!

Você quer receber nossas atualizações? Assine nossa Newsletter e faça o download gratuito da nossa nova revista Brasileiros Mundo Afora. Não se preocupe: nós nunca vamos passar o seu e-mail para terceiros, nem vamos encher a sua caixa postal de propaganda. O nosso objetivo principal é compartilhar conteúdo excelente. Se você não gostar pode sair a hora que quiser. Mais Informações aqui: NEWSLETTER
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.