Hanuká – A festa das luzes em Israel – por Luciana Almeida Tub

Uma das minhas festas judáicas favoritas é a de Hanuká – Festival das Luzes – que acontece no mês judáico de Kislev, entre o final de novembro e dezembro. O Festival das Luzes chama-se em hebraico Hag Urim. Uri é o nome do meu filho, que significa minha luz, iluminado, brilhante. Então adotamos Hanuká como o feriado dele e queremos sempre comemorá-lo com muita alegria. Durante as oito noites do feriado acendemos a Hanukiá, um candelabro especial, onde coloca-se nove velas. Começamos com uma vela central, o shamash e vamos acrescentando uma vela a cada noite.
E como as crianças participam? 
Quando acendemos as velas, fazemos suas bênçãos e cantamos canções típicas de Hanuká. Elas são passadas de geração a geração, aprendidas nas creches e escolas e cantadas com muito entusiasmo pelos pequenos. Essa é uma festa também dedicada a eles, que cantam, comem doces (muitos) e recebem presentes.
Durante pelo menos três semanas a creche do meu filho tem como programa explicar o feriado. Faz parte da tradição também brincar com o sevivon, uma espécie de pião. Eles decoram a creche com

sevivonim coloridos e produzem a sua própria Hanukiá, que levam para casa com muito orgulho e fazem questão de acender as velas junto à família.

Luciana Almeida Tub, nascida em São Paulo, vive há sete anos em Israel. No Brasil ela era professora de inglês, em Israel ela é especialista em sistemas clínicos. Casada com o uruguaio Ariel e mãe de Uri, espera seu segundo filho. No blog Mãe em Israel, escreve sobre a vida de uma mãe em Israel. maeemisrael.blogspot.co.il

Nossa Edição Especial Natal Mundo Afora 2014 está online!

Uma revista que foi feita com muito amor, especialmente para vocês. São 72 páginas com fotos encantadoras, relatos interessantes e dicas imperdíveis. A revista está disponível em duas versões gratuitas:
Leitura online –  para quem tem uma boa conexão de internet e quer ler online no tablet ou celular Android ou no PC. Especial Natal Mundo Afora 2014 – onlineVersão PDF – ideial para quem quer ler offline no tablet ou celular Android ou no PC.
Especial Natal Mundo Afora 2014 – PDF

Aqui entre nós…

Estamos comemorando dois anos de Brasileiros Mundo Afora! Obrigada por nos acompanhar.  Desejo a você e sua família um Natal abençoado, com alguns presentes, boa comida, ótimas companhias e muita alegria. Que em 2015 você possa realizar muitos desejos e possa nos escrever dizendo: „eu vivo o meu sonho“.  Estamos torcendo por você.

Beijos

Claudia Bömmels

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.