Mostra de Cinema MostraBrasil 2015 em Munique, Alemanha – por Gabriela Garrido

Mostra de Cinema MostraBrasil 2015 (20. – 24. Fevereiro 2015) 
A Mostra de Cinema MostraBrasil 2015, que acontece no próximo fim de semana, de 20 à 24 de fevereiro de 2015, na maior e mais importante casa de cultura da cidade de Munique, o Gasteig, é um evento que já entrou para o calendário cultural da cidade, pois acontece desde 2009.
A MostraBrasil foi (e ainda é) organizada de 2009 até 2012 por mim, Gabriela Garrido e Bernhard Simek em cooperação com a biblioteca da cidade de Munique “Münchner Stadtbibliothek”. Porém, almejando o crescimento da mostra e pensando em outros projetos voltados principalmente para o cinema , criamos a nossa própria associação, a Balaio e.V. em abril de 2013, passando assim a sermos o principal organizador da mostra, mantendo claro a importante parceria com a “Müchner Stadtbibliotek“ (Biblioteca Municipal).
A Balaio e.V. é uma associação sem fins lucrativos, sendo nosso trabalho voluntário, baseado no amor, paixão, respeito e admiração pelo cinema brasileiro. Sempre tentamos mostrar a diversidade do cinema brasileiro atual, passando assim por todos os generos, da comédia ao drama, do infantil ao suspense. Esse ano mostraremos por exemplo oito filmes, sendo que esse número pode variar a cada ano. Uma importante parceria que mantemos desde a nossa segunda edicao é com a CineBrasil e (produtora) CinemaNegro do Sidney Martins.
A CineBrasil é um festival de cinema brasileiro que roda em mais de 20 cidades na Alemanha e está assim integrado à MostraBrasil. Algo de que fazemos questao é de sempre trazer alguém do Brasil, seja ele director, ator e/ou produtor para a MostraBrasil. Isso dá uma importancia ainda maior ao evento, e acima de tudo, proporciona ao público, em grande parte alemão, o contato direto com o respectivo professional através de um debate logo em seguida à exibição do filme.
Esse ano quem nos prestigiará é o roteirista do filme AMOR, PLÁSTICO E BARULHO (dir. Renata Pinheiro) Sérgio Oliveira, que estará presente nas duas sessões do filme durante a mostra.
Programação:
O filme de abertura será SERRA PELADA de Heitor Dhalia na sexta-feira (20.02) às 20 horas. No sábado (21.02) iremos exibir o documentário UM FILME DE DANCA da Carmem Luz às 15.30 horas. Às 17.30 horas é a vez do filme AMOR, PLÁSTICO E BARULHO da Renata Pinheiro seguido de um debate com o roteirista Sérgio Oliveira. Às 20.30 horas exibiremos o thiller do jovem diretor Marco Dutra QUANDO EU ERA VIVO.
No domingo seguimos com OS POBRES DIABOS de Rosemberg Cariry às 15.30 horas. Às 17.30 horas teremos o primeiro longa da diretora Carolina Jabour, o filme BOA SORTE. Em seguida mostraremos mais uma vez o filme AMOR, PLÁSTICO E BARULHO da Renata Pinheiro seguido de um debate com o Sergio Oliveira mais uma vez.
No quarto dia da MostraBrasil (23.02) comecamos às 18.30 horas com o drama O SENHOR DO LABIRINTO do Geraldo Motta, seguido pelo filme OS POBRES DIABOS do Rosemberg Cariry às 20.30.
No ultimo dia (24.02) abrimos com o documentário CIDADE DE DEUS: 10 ANOS DEPOIS do Luciano Vidigal e Cavi Borges e fechamos a MostraBrasil 2015 com a segunda exibição do drama BOA SORTE da Carolina Jabour.
Organizadores 
A MostraBrasil vem sendo organizada desde a sua primeira edição por Marcos Rabelo-Mauerer, e pelo casal Gabriela Garrido e Bernhard Simek. O nosso encontro aconteceu através da nossa maior incentivadora e responsável pela formação desse grupo, a querida Andrea Junqueira Dessoy Maciel. Esse encontro aconteceu em uma festa brasileira aqui em Munique e lá mesmo já decidimos fazer juntos a MostraBrasil em 2009, isso pouco menos de dois meses para o evento. Essa parceria funcionou muito bem e aqui estamos ainda hoje, com expectativa de fazer ainda muito mais e quem sabe transformar a mostra em um festival.
Marcos Rabelo-Mauerer 
Brasileiro, sergipano, casado, 30 anos de idade, estudava Letras Frances/Português na Universidade Federal de Sergipe quando que por questões familiares se mudou para Alemanha em 2008. Atualmente estuda psycologia organizacional e trabalha na área de recursos humanos em tempo parcial.
Gabriela Garrido
Brasileira, brasiliense, casada, 31 anos de idade, formada em antropologia visual pela Ludwig-Maximilians-Universität em Munique. Após trabalhar em diferentes produtoras e canais de televisão, trabalha agora como freelancer, organiza a MostraBrasil e está prestes a se dedicar a sua licença-maternidade.
Bernhard Simek
Alemão de Munique, casado, 28 anos de idade, formado em antropologia visual pela Ludwig-Maximilians-Universität em Munique. Após adquirir experiências práticas trabalhando em sets de filmagem, começou a se dedicar à indústria de cinema de maneira mais ampla. Além de organizar a MostraBrasil, trabalha à dois anos na empresa German Films onde organiza festivais de cinema alemães em diferentes cidades do mundo e é responsável pela visibilidade de documentários alemães no exterior.
Acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais
Atualmente nós somente estamos no facebook, pois a nossa página ainda está em construção. NEste canal postamos tudo relacionado à MostraBrasil. Vocês podem nos acompanhar através de: www.facebook.com/MostraBrasil.
Informações também disponíveis no site do Gasteig – www.gasteig.de. Os tickets podem ser comprados pela internet através do site www.muenchentickets.de ou em todos os kioskes deles espalhados por toda a cidade de Munique, ou se preferir no Gasteig diretamente.
Qualquer dúvida, por favor não hesite em nos contactar. Muito obrigado!
Balaio e.V. Team – Marcos Rabelo-Mauerer, Gabriela Garrido e Bernhard Simek
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Uma resposta para Mostra de Cinema MostraBrasil 2015 em Munique, Alemanha – por Gabriela Garrido

  1. O Brasil conquistando o mundo de diversas maneiras… 😉
    Sucesso pra vocês!