Raquel Alvarez – A designer e estilista suíça vive seu sonho pessoal e profissional no Brasil

Fotos: noo.com.br  |  Entrevista: Claudia Bömmels

 

Raquel Alvarez é conhecida na Suíça e na Alemanha como uma das ex-candidatas do programa de televisão Germany’s Next Top Model. Mas esta foi somente uma curta estação na vida de Raquel, que nasceu em Berna há 29 anos.

Formada em Direito na Suíça, Raquel mudou-se para o Brasil há seis anos, onde mora com o marido brasileiro Filipe Raposo. Eles se conheceram em 2007 na praia de Ipanema e casaram-se em 2011. Foi ele que a incentivou a estudar e a trabalhar com moda e, nesse meio tempo, Raquel encontrou na profissão de designer e estilista a sua grande paixão. Hoje ela tem certeza de que, se não fizesse moda, estaria de qualquer forma envolvida com o meio criativo. 

Raquel fala muito bem o português e adaptou-se rapidamente à vida no Brasil. “Desde os 14 anos eu trabalho como modelo, isso me proporcionou conhecer muitos países e culturas diferentes”. Somente na vida de empresária, às vezes sente a grande diferença entre a sua terra natal e o seu novo lar: “Na Suíça é tudo muito organizado e todos são pontuais. No Brasil, as coisas funcionam de outra forma. Essa é certamente a maior diferença cultural para mim.
Wymann, seu sobrenome suíço, é o nome da marca de Raquel, que é conhecida no Brasil como uma designer muito criativa. A VOGUE Brasil a elegeu como um dos talentos da moda de 2015. “Adoro quando alguém veste uma peça feita por mim. É muito especial. Eu faço moda para mulheres fortes, porém sem deixar a feminilidade de lado. Meu estilo é uma combinação das duas culturas: a suíça e a brasileira.” Pode-se ver a influência suíça nos cortes simples das peças e a brasileira, nas cores e combinações.

 

O reaproveitamento é também um aspecto importante no seu trabalho, já que os bordados são feitos com retalhos de materiais têxteis. “Me incomodava profundamente a quantidade de resto de tecido que ia para o lixo. Daí eu comecei a reutilizar os retalhos nos meus bordados, que dão um diferencial inesperado na roupa. Estou muito satisfeita com o resultado.

 

Para outras pessoas que querem seguir o mesmo caminho, ela deixa a dica: “É preciso estar consciente de que o caminho é duro, porque você não é somente designer, mas também empresário. A parte administrativa do meu negócio consome a maior parte do meu tempo. Eu trabalho doze horas por dia e tenho somente minhas horas vagas para criar novas peças. Mas você precisa acreditar em si e no seu sonho.
Raquel nas redes sociais:
Site: Wymann.com.br   
Lookbook: Wymannofficial.tumblr.com
Instagram: _wymann
Video: youtu.be/b-FmcZ5wj5sEm colaboração com noo.com.br


Revista Brasileiros Mundo Afora versão impressa
Capa comum: 84 páginas
Dimensões do produto: 14,8 x 21 cm
Editora: Brasileiros Mundo Afora
Idioma: Português

A nova revista está disponível em duas versões:
Versão impressa e gratuita disponível nos nossos pontos de distribuição na Suíça e Alemanha. Versão PDF – ideal para quem quer ler confortavelmente offline no tablet, celular Android ou no PC. Basta assinar a nossa Newsletter!
Você quer apoiar o nosso projeto comprando uma revista? Mais detalhes aqui: Comprar revista
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Claudia Bömmels

Claudia Bömmels é fotógrafa, contadora de histórias, viajante e editora da Brasileiros Mundo Afora. Atualmente ela mora em Nanjing na China.

Os comentários estão desativados.